quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A MATEMÁTICA DO DIA-A-DIA: CALENDÁRIO








Aula aplicada no 1º ano do Ensino fundamental, professora Nely F. Borges Alves
Objetivos
Conhecer e analisar o  calendário e sua utilidade. 
Conhecer os meses do ano e dias da semana e utilizar-se de estratégias de leitura para encontrá-los no calendário; 
Contar e registrar; 
Trabalhar em grupo.

Tarefa para casa: trazer um calendário de 2011

 Desenvolvimento da atividade


 Questionamentos:(conhecimentos prévios)

         Organizar os alunos em grupos: inicialmente manipular livremente o calendário.
         Questionar sobre o que é e para que serve o calendário? 
        Quantos meses há em um ano? Quantos dias há em um mês? Será que é a mesma quantidade(utlizar a comparação)? Contar os dias da semana?
               Localizar e colorir no calendário em que dia e mês nasceram. 



Atividades
Registrar no caderno
  1. Lista dos meses do ano;
  2. Lista dos das da semana;
  3. Quantidade de dias do mês de março ( mês da aplicação da aula)
  4. Dia e mês do aniversário.


              

Nenhum comentário:

Postar um comentário